Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

12- Perspectivas atuais de Educação de Valores

Educação de valores para além da teoria e da sala de aula

As propostas de uma educação de valores na escola contempla a gestão democrática da escola com a participação da comunidade a discustir questões de base ética e de valores.

É proposto também uma integração espacial entre o fora e o dentro dos muros escolares. Esta integração vislumbra levar para a comunidade questões de conteúdo ou de trabalho curricular dos alunos. A abertura da escola nos finais de semana teria que estabelecer alguma relação com o que é feito durante a semana com os alunos.


No sentindo inverso os alunos desenvolveriam atividades e/ou projetos a partir da realidade da comunidade/bairro onde está inserida a escola. Assim ao invés de buscar questões e/ou problemas do mundo ou de lugares distantes se aproveitaria da própria realidade do bairro da escola para se estudar.
Por último a participação do jovem, do aluno de forma atuante é outra base para a construção de valores. A percepção da sua responsabilidade na construção e desenvolvimento das atividades cria nos alunos o sentimento de identificação com a escola ao ver nela marcas do seu protagonismo.


em construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário