Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

16- A Construção de Valores e a Dimensão Afetiva

A escola se torna casa quando ela traz significados afetivos



Este trecho do filme "Escritores da Liberdade" trata de um aluno que no começo do ano letivo na festa de recepção criada pela sua professora de inglês pede a palavra para ler uma redação do seu diário.
Durante a leitura todos de sua turma, inclusive a professora, ficam sabendo que sua família foi despejada de maneira dramática e que ele havia se tornado um homeless. Apesar das dificuldades econômicas sua "louca" professora de inglês era sua única ponta de esperança. A volta à escola suaviza seu sofrimento porque no caminho é cumprimentado por dois amigos de sala da turma de inglês. E ao conversar com eles sobre as atividades desenvolvidas pela professora de inglês ele começa a se sentir melhor. Já na escola ele descobre que a primeira aula da grade é com a esta professora e ao entrar em sala, apesar de tudo, ele sente como se todos os problemas do mundo não são mais importantes. Ele se sente em casa.


O aspecto afetivo da relação do aluno com a professora e demais colegas de sala é central na motivação do aluno não apenas frequentar a escola como também buscar aprender. Apesar das dificuldades cotidianas o aluno busca na escola o conforto e acolhimento. A casa, como abrigo, que ele perde ele consegue, mesmo que parcialmente, recompor emocionalmente na escola. Trata-se, no caso do filme, de situação crítica ainda mais romantizada pelo cinema. No entanto, não deixa de ser verdade que o bom relacionamento com colegas de escola e com professores constitui motivação para ir para escola e estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário