Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

20- Violência e educação

Meditação Transcendental chega às escolas estaduais do Rio de Janeiro

Entre as mais diversas tentativas e projetos para a diminuição da violência nas escolas a prática meditativa soa com estranheza. Acreditar que de 15 a 30 minutos por dia de silêncio, concentração e postura imóvel possam diminuir a violência praticada na escola e no seu entorno é, no mínimo, duvidoso para a grande maioria dos ocidentais. No entanto, diante do enorme desafio que é o trabalho empreendido nas escolas contra a violência, qualquer proposta com bons pressupostos é bem vinda.
A prática meditativa, mesmo que não venha a diminuir os índices de violência na escola, traz benefícios à concentração e ao equilíbrio emocional. Isto já é comprovado cientificamente.
Mas o que importa aqui é destacar a iniciativa. Só podemos diminuir a violência fazendo algo pra isso. O imobilismo, o silêncio e o medo são frutos deste mesmo fenômeno que para crescer basta que não façamos nada.

"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"

Maiakóvski

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