Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

19- Podem a Ética e a Cidadania ser ensinadas?

Uma escola que não é democrática não educa para a democracia

"Uma sociedade democrática forma cidadãos democráticos, e ao mesmo tempo, uma formação democrática, aperfeiçoa uma sociedade democrática" Prof° José Sergio Carvalho.
Podemos pensar, então, que uma escola democrática forma pessoas democráticas, e ao mesmo tempo, uma educação democrática, aperfeiçoa uma escola democrática.


Eu penso que a discussão em torno de se é possível ensinar ética e cidadania é fundamental. Entendo, naquilo que é possível para mim, tanto a posição de Sócrates quanto a de Protágoras. A minha conclusão pessoal é que, apesar das limitações de se definir um mestre que possa ensinar tais valores de ética e cidadania, a aprendizagem da ética e da cidadania é uma construção que se dá no cotidiano através das relações interpessoais.
Neste sentido me aproximo de Protágoras. A escola é um lugar privilegiado de relações, que se baseiam na relação ensino-aprendizagem, para a construção sadia de valores de ética e cidadania. E como dizia Protágoras, não cabe apenas aos professores a tarefa de ser exemplo ético, cabe a todos que na escola trabalham e participam. Através das ações e exemplos cotidianos é que aprende e se firmam valores de cidadania. Se, segundo Foucault, a "ética é a estética da existência" é no fazer da nossa existência, a vida, que podemos desenvolver os recursos estéticos, a ética, para embelezá-la.

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