Autor: Fernando de Padua Laurentino - Butantã II - USP - Turma D.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

28- O fenômeno do Bullying


Brincadeira ou Bullying?

Bullying tem as seguintes características:

- ação repetida e intencional
- duração prolongada
- falta de motivação
- desequilíbrio de poder
- impossibilidade de defesa

O bullying na mídia

O bullying não é prática nova nas escolas. Esta prática violenta aparece como parte da vida de muita gente em filmes e séries de televisão . É o caso da série de TV americana "Todo mundo odeia o Chris".



A história é inspirada na adolescência do comediante e ator Chris Rock, passada no bairro do Brooklin, em Nova York, na década de 80. Entre várias referência à década e da vida no Brooklin se destaca a vida escolar do Chris. Ele é o único aluno negro de uma escola particular. Lá, passa a ser perseguido e sofre preconceito de todas as pessoas, principalmente de um garoto chamado Joe Caruso. Ao longo de toda a série, e fazendo valer todas as características do bullying citadas acima, Chris sofre nas mãos de Caruso.


Porém, o que vale destacar aqui é que na série o bullying aparece como algo que faz parte da vida escolar tal como alunos, lousa e professores. Claro que se trata de um programa de humor. Mas está aí um problema: tratar a questão apenas como base para o humor. Pode ser que para Chris Rock o bullying que ele sofreu não tenha deixado maiores marcas, mas isto está longe de ser uma regra.


Infelizmente o bullying tem aparecido na mídia por causa de uma de suas consequências mais perversas: a morte da vítima e de outras pessoas (que, no geral, não são os perseguidores). A forma como aparece na mídia é insuficiente para tratar a questão como ela demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário